.: CINEMATECA IMPROVISADA :.

Para os apaixonados pela sétima arte, como eu!
Espaço para trocarmos figurinhas e impressões cinematográficas...

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

.: JULES ET JIM :.


Foi o primeiro filme que eu ví esse ano! Comecei o ano bem, né?!
Eu entrei em catarse quando ví na prateleira da locadora uma versão novinha, novinha.. Remasterizada desse genial filme de Truffaut que é um símbolo da Nouvelle Vague, com todos os seus postulados. Esse é o filme que mostra que o cinema nunca mais será o mesmo!

Leve, irreverente e delicioso de assistir, sem deixar de ser denso e muito ousado e imaginativo.
Trata-se de um triângulo amoroso entre dois amigos e uma garota, mas é muito mais que isso, um filme que fala sobre amizade, amor, conflitos da existência humana. Temas que estávam em voga na Europa dos anos 60 (pós-guerra) e nem por isso deixam de ser menos polêmicos ou apaixonantes.
Nele ficam claras as preferências de truffaut, por um cinema mais clássico, por assuntos humanos e por conjugar suas duas paixôes: cinema e literatura!
Esse filme é inspirado em um romance de Henri-Pierre Roché e Truffaut faz questão de deixar isto visível, pela narrativa em off, pela fidelidade aos personagens e por manter diálogos intactos, coisa que ele consegue lindamente, mantendo a poesia sem se tornar massante! Outro ponto alto é a trilha sonora, composta pelo nome chave da Nouvelle Vague George Deleure.
E conta com um elenco estrelar, no qual eu destaco a Jeanne Moreau. Nossa! Que mulher linda, que atriz espetacular1 Eu queria ser ela! JURO. Não é a toa que ela é uma das atrizes símbolo da França!
Enfim, desses filmes franceses até o talo. Impossível sair ileso.

“Elle est une aparition!”

É altamente apaixonante.



(A música!)

Um comentário:

  1. olá cinemateca, não vi seu nome no perfil então vou me referir ao título do blogue. Obrigado pela visita ao Arquivoxdecinema. Vi que Jules et Jim foi seu primeiro filme do ano, é um dos meus preferidos do Truffaut e quero desejar uma boa sorte ao blogue Cinemateca Improvisada.

    ResponderExcluir